Desabafo~

Não estou resmungando e nem sendo dramatica,nada do gênero.. apenas...*suspiros*


Como algumas pessoas sabem eu desenho (não é aquelas coisas maravilhosas do tipo que voce olha e diz ''Uaau temos uma artista nata aqui gente..'') .Mas mesmo não sendo uma artista profissional eu tenho um certo direito de me expressar em relação  de algumas coisinhas,como por exemplo o PLÁGIO.

Afinal,quem nunca olhou o desenho do coleguinha e pensou ''Nossa eu queria poder desenhar assim'' não é meixmo?
Certo dia estava eu navegando na maravilhosa rede social chamada Facebook ,quando eu vejo uma suposta imagem no lado direito (sabe aquelas páginas que recomendam pra voce curtir? então...) eu vi um desenho muito..mas MUITO idêntico ao que eu havia feito,só que o mais irônico é que não tinha minha assinatura nele.
Sim... exatamente isso que voce esta pensando nesse momento, a pessoa teve o trabalho de pegar um desenho MEU e postar na página dele (ou dela,não sei quem era o dono da página) como se fosse obra de autoria dele mesmo,pois alem de retirar a minha assinatura,a pessoa teve coragem de por uma assinatura dela!!
Eu fui direta em mandar uma mensagem para a página pedindo para que retirasse o desenho de lá e a pessoa simplesmente olhou minha mensagem e ignorou.

Algum de voces nesse momento: --Nossam... Thatty,deixa a pessoa pegar seu desenho e postar,qual o problema? é só um desenho,esquenta com isso não!!

Ah meu caro leitor,uma coisa que temos que compreender é que todo artista tem o trabalho de fazer algo que leva muito tempo e esforço,para que uma pessoa do meio do nada pegue aquele trabalho seu e diga que foi dele, aí me diz que o artista tem que levar isso na 'boa' levar isso 'na moral'? pois é só um desenho? não,não,não e NÂO!
         Vamos supor que voce é um escritor que trabalha para uma editora (no meu caso seria o Facebook),mas existem MUITOS funcionários nessa editora e aí voce passa dias tentando ter uma idéia no que postar,escreve e apaga no seu computador,procura inspirações na internet ou em livros que voce costuma ler e ''pliiim pliiim'' tem uma idéia e escreve aquilo com toda confiança do mundo de que aquilo é novo, de que aquilo seria a SUA marca!
Mas aí temos um coleguinha que trabalha na mesma empresa que voce e que não sabe escrever muito bem,mas ele lê oque voce escreveu e acha aquilo fantástico!Mas ele pega totalmente o texto que voce havia escrito por dias e noites e posta como se fosse dele e quem sai ganhando é ele,pois ele tem mais contatos,ele consegue lucrar com isso e voce esta no começo da carreira não tem como se defender e dizer que o trabalho é seu na frente de tantas pessoas que apoiam um plagiador não é?

        Eu não sei se conseguem entender um pouco oque eu quero realmente dizer,mas isso funciona exatamente igual ao desenhista.Posso não ser o Mauricio de Sousa da vida, mas garanto que se tivesse um gringo que copiasse a Turma da Mônica como se fosse obra dele,teria chuvas de denúncias e varias denúncias em cima do cara.Então porque não fazer com artistas pequenos? A minha sorte foi que por mais que o cara tenha visualizado minhas mensagens e não ter respondido eu consegui denunciar o perfil e mandar mensagem para o suporte do Facebook que depois de uns dias conseguiram fazer alguma coisa com aquela página,que eu garanto que todos aqueles desenhos contidos lá não eram do dono dela,pois todos tinham traços diferentes e estilos diferentes.

Não parece,mas eu sou o tipo de pessoa que chega em alguem que fala que quer aprender a desenhar, e falo ''Aprenda melhor copiando'' e eu não quero dizer pegar um desenho do amiguinho da escola ou da internet e postar como se fosse seu e muito menos pegar a imagem e por embaixo da folha e passar o lápis em cima... não..não.
Quero dizer olhar de uma tela de celular ou do computador e desenhar em uma folha (eu sei que no começo parece dificil,mas é se acostumando com o difícil que as coisas se tornam mais faceis) Thatty filósofa.


Quando desenhamos algo que estamos exergando, nossa mente aos poucos acumula informações de varios modelos e estilos diferentes que podemos reutilizar em um desenho original.Acha complicado?Vou explicar:
Voce começa desenhar uma Margarida em um vaso,voce desenha isso com a luz e sombra ate terminar o desenho,depois de um tempo,vá e desenhe novamente só que com a flor e o vaso em um lugar diferente em um posicionamento diferente,voce irá notar que haverá uma leve facilidade para desenhar a Margarida,pois seu cérebro ja decorou uma parte do processo do desenho, e é assim que funciona com todos os desenhistas tambem! Ninguem nasce com a habilidade extrema de fazer alguma coisa. Nós erramos bastante,nós continuamos e por fim conseguimos resultado.

    E por fim, uma coisa que quero acrescentar é que.. sempre desconfie daquelas pessoas que do nada postam um desenho em algum lugar e sem motivo algum,seja em um grupo da internet ou não e dizendo ''Olha gente o desenho que eu fiz''. É sempre bom buscar fonte daquilo que postaram,então pega o desenho que a pessoa postou com a assinatura dela e procure no Google só pra garantir. Pois imagino que todo artista passa por algo assim, as pessoas vão elogiar o trabalho do autor original sem saber quem foi o verdadeiro autor daquilo,então como diz o E.T de Varginha, Bilu:


P.S:
O que me fez ter vontade de publicar esse desabafo,não foi nem meu desenho ter sido plágiado e sim,ver que em vários grupos que eu estava ter pessoas que postavam imagens de desenhos com a descrição: ''Olha o desenho que fiz hoje'' e voce olha o perfil da pessoa ou voce vê que os desenhos contidos lá contem um traço totalmente diferente ou a pessoa não tem desenho nenhum.
Eu mesma vi fotos de desenhos incriveis la que ainda continham a assinatura original porem a insistencia da pessoa que postou em dizer que o desenho foi dela.(Desenhos que se voce colocar o nome da imagem seria um dos primeiros resultados a aparecer no Google,só que com a fonte original do autor~claro).

Edit:
Leiam isso, achei um texto que explica muito melhor sobre isso:
-
''PLÁGIO OU INSPIRAÇÃO: EIS A QUESTÃO
Plágio significa copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria.
O plágio pode ser de qualquer natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhos, e etc. O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original.
O plágio é a cópia não autorizada de várias informações, e é considerado crime, previsto no Códio Penal Brasileiro, e na lei 9610/98. O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral.
Quando isso é provado em uma ação judicial, a parte que copiou tem que pagar indenização ao autor original.Quando um objeto ou pintura é falsificado, com o objetivo de enganar alguém para que pense que se trata do original, estamos perante uma fraude denominada contrafação. Ou seja: plagio, copia, "lifth" é tudo a mesma coisa. Antiético e ilegal. E temos que ter muito cuidado ao julgar ou criticar, coincidencias acontecem, mas temos também casos de extrema ma fé e na web TUDO SE DESCOBRE.
Usar um mesmo molde comprado para um mesmo tema não é plágio, agora desenhar um molde - partindo do zero ou não - de outro autor, mesmo que com leves mudanças sim, é plágio.
Ai começam as perguntas: "mas eu desenhei um molde meu de um ônibus da inglaterra. Eu olhei o desenho dele ou foto e transformei num molde. Isso é plágio?" Não, não é. Isso é transformar em molde um objeto do cotidiano.
"Mas se eu vi um molde na net e rastreei, e estou vendendo, isso é plágio?" Sim, é! E crime pq muitas vezes esses moldes da net, são arquivos jpg ou pdf da loja online, que as pessoas tem jogado la, indiscriminadamente e erroneamente.
"Ah, mas fui eu que desenhei...."Não, não foi! Vc só rastreou e está usando isso. A ideia, as proporções, as medidas foram criadas por outra pessoa.
"Mas eu vi numa loja um kit com itens iguais a outros, quem plagiou quem?" Ninguém!!! Kits digitais são montados e desenhados muitas vezes em processo colaborativo entre lojas. Então irão encontrar semelhanças mesmo.
"Eu vi um convite e amei, ai desenhei a minha versão bem igualzinha, mas óh, mudei as cores, tá?" Tá nada!!! Se o desenho é igual vc plagiou o molde sim!
"Aaah mas mudei 10% pq me falaram nos grupos que isso pode! "Pode nada! Cuidado com os "advogados dos grupos". Até por simplesmente ter copiado o CONCEITO, pode sim, ser considerado plágio! Tem que tomar muito cuidade e refletir bem... (ps: como vc chegou nessa estatistica que foi 10%?)
"Aaaaah, mas ta na net e estando lá sem patente eu posso copiar!" A lei do direito autoral determina que obras intelectuais não precisam de patente. Ou seja, o molde é digital e não tem que obrigatoriamente ser registrado. E QUEM garante que também não tá registrado em algum lugar? Gerando mais uma prova contra quem copia?
"Aaaah, mas eu vi um arquivo lindo do Fulaninho e copiei, não estou vendendo, mas doei no grupo!!!" Espertinha ne??? Não só é plágio, como antiético e imoral fazer isso!!!!
"Eu ganhei uma caixa de bombom linda! Eu copiei do meu jeito...."
Plágio! E se o autor implicar, você terá que responder por crime.
Que estejam cientes e não se enganem.
"Mas tá na net é de todo mundo..." MENTIRA DESLAVADA! Tem um autor e vc pode ser responsabilizado criminalmente.
"Mas eu comprei, o arquivo não é meu?" NÃO, continua sendo do autor, você apenas adquiriu uma autorização pra USÁ-LO, não distribuí-lo muito menos vendê-lo.
Ficou claro? Sabemos que é muito dificil, ninguém vai acertar 100% do dia pra noite, mas é importante aprendermos pra irmos melhorando a cada dia, e acreditamos na originalidade e na criatividade de cada uma de vocês de usarem os conceitos como INSPIRAÇÃO e criarem opções ainda melhores pros seus clientes, ou buscarem os autores originais em busca do arquivo ''

         [Fonte:Juntos Somos Mais Fortes/Facebook]




Beijos na bunda <3


2 comentários:

  1. Olá Thatty!
    Cara como que uma pessoa tem coragem de pegar a obra de outra pessoa e postar sem colocar os devidos créditos ou melhor simplesmente tirar assinatura dela da imagem (???)
    O que a criatura fez foi muita sacanagem, eu acho que pessoas desse tipo nunca vão aprender que Plágio é Crime. Elas não tem a noção do perigo, não? Eu penso que pessoas assim, elas devem achar que a dona (o) da obra nunca achar a página deles/site e ver a barbaridade que a pessoa faz, é cada uma viu aff ¬¬'
    Mas mesmo que eles tenham ignorado sua mensagem, pelo menos você conseguiu mandar mensagem para o suporte do facebook e eles removeram? eu espero que sim. Eu entendo completamente o seu ponto de vista sobre isso e você não está errada do que fez.

    Beijinhos u3u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,plágio é crime e o Facebook é rígido com isso
      Da mesma forma que voce posta um vídeo que tirou do youtube no Facebook o Face vai e retira por direitos autorais.
      É triste ver tantas pessoas postando desenhos e não são conhecidas mas uma pessoa que se nomeia desenhista que apenas copia desenhos de outra pessoa ganha créditos ._.

      Excluir

© Mimykill - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Thatty Chan | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo